Saiba o que evitar ao escrever uma redação no vestibular

Olá, estudantes!

A redação é sempre uma parte muito importante da prova do vestibular. Por isso deve-se dedicar um estudo direcionado a essa matéria. Como estudar redação? Ler bastante, treinar e escrever textos são dicas recorrentes. Mas é importante saber também o que evitar ao escrever uma redação no vestibular.

Veja abaixo:

1- Emprego de pronome relativo

Correção: Esta é a região a cujos limites me referi há pouco.

Comentário: cujo – pronome relativo: indica posse, equivale ao pronome possessivo seu, sua e concorda com o termo que sucede, dispensando, assim, o emprego do artigo (o, a, um, uma e seus plurais).

Correção: ” (…) falar com gente com quem/ com as quais você nunca (…)”.

Comentário: o pronome relativo deve aparecer regido de preposição com, pois quem fala, fala com alguém.

Correção: Os bancos internacionais, dos quais o Brasil é credor, …

Comentário: o pronome onde, enquanto relativo deve sempre indicar lugar, exemplo, Eis o colégio onde estudo. O raciocínio que deve ser empregado neste exemplo é: o Brasil é credor de quem? – dos bancos internacionais; portanto, dos quais é credor.

2- Período longo demais

A menos que tenha muita segurança no que está dizendo, o aluno deve evitar períodos longos demais. Muitas informações em um só período quase sempre resulta em falta de clareza e ambigüidade.

Correção: Vamos analisar os projetos expressos nos trabalhos de diversos órgãos federais a partir de uma visão humanista da problemática urbana.

3- Frases muito curtas – estrutura incompleta

Comentário: o trecho acima não foi concluído pelo aluno, dessa forma, a estrutura do período tornou-se incompleta.

Correção: Agora, época de eleição, a população cansada de enriquecer políticos, sem escolha de partido, fica à mercê de discursos moralistas que visam formar a opinião pública segundo os seus interesses.

4- Problemas de significado e construção

Comentário: O trecho acima, extraído de uma redação de vestibular, apresenta alguns problemas de significado e de construção:

  1. a) uso inadequado da palavra onde;
  2. b) imprecisão vocabular ruiva em lugar de uiva e solidário em lugar de solitário;
  3. c) incoerência externa: presença de colinas nos Andes.

5- Ambigüidade

A função da ambigüidade é sugerir significados diversos para uma mesma mensagem. É uma figura de palavra e de construção. Embora funcione como recurso estilístico, a ambigüidade também pode ser um vício de linguagem, que decorre da má colocação da palavra na frase. Nesse caso, deve ser evitada, pois compromete o significado da oração.

Comentário: os corpos serão exumados pela segunda vez desde que foi iniciado o inquérito ou os corpos serão exumados duas vezes numa mesma semana, “nesta semana”? (Unicamp)

Comentário: Às vezes, quando um trecho é ambíguo, é o conhecimento que o leitor tem dos fatos que lhe permite fazer uma interpretação adequada do que lê. Um bom exemplo é o trecho acima, no qual há duas ambigüidades, uma decorrente da ordem das palavras e a outra, de uma elipse do sujeito.

Comentário: Pode-se entender que o peru estivesse fantasiado de marine (fuzileiro naval), e não o presidente. Por outro lado, é possível entender que o presidente estivesse sendo servido aos soldados no bandejão, e não o peru.

Correção: O presidente americano, fantasiado de marine, produziu um espetáculo cinematográfico em novembro passado na Arábia Saudita, quando comeu peru no mesmo bandejão de que se serviam os soldados americanos.

Comentário: O leitor deve levar em conta o fato de que o peru não estaria fantasiado de marine, nem o presidente poderia ser servido aos soldados americanos em um bandejão.

Anote estas dicas de estudo do que evitar na redação e pratique, pratique bastante. Assim, a redação pode se tornar a parte mais fácil do vestibular.

Até a próxima!

Fonte: UOL Vestibular