10 apostilas grátis de Literatura para Vestibular com os temas fundamentais

Olá leitores do Rede de Cursos!

Estudar… Esse, com certeza, é o verbo mais usado pelos jovens em época de Enem e vestibular e para aqueles que vão prestar concurso. Quem quer se dar bem nos exames, não tem como fugir dele. Então, para te ajudar na hora de praticá-lo, trazemos aqui 6 dicas de literatura! E o melhor: o Rede de Cursos ainda disponibiliza para download 10 apostilas gratuitas de Literatura, para facilitar ainda mais.

Sempre quando sai a lista de livros obrigatórios pra os vestibulares, principalmente da Fuvest, o pessoal já começa a tremer. Tem gente que sai lendo as obras a torto e a direito, sem se organizar.

Mas aí, você pergunta: precisa de organização para ler um livro? Não necessariamente, mas quando se trata de leitura obrigatória para fazer um exame importante como o vestibular, planejamento e estratégia ajuda, e muito! Veja as dicas para te ajudar nesse quesito.

O que acontece é que todo vestibulando sabe como estudar matemática: prestando atenção nas aulas e respondendo a exercícios. Mas poucos montam uma estratégia de estudo de obras de literatura. Para especialistas, a leitura dos clássicos demanda concentração e planejamento sim, como qualquer outra disciplina.

William Cereja, autor de livros didáticos, sugere: “É bom fazer fichas com anotações e montar um esquema”. Já Maria Thereza Rocco. diretora-executiva da Fuvest, indica: “Analisar como o assunto foi abordado em vestibulares anteriores também ajuda”.

Segundo Ana Cláudia Fidelis, que no seu doutorado estudou as listas dos vestibulares, deve-se estabelecer “diálogos” entre obras, apontando semelhanças e diferenças. Maria Thereza concorda: “As questões sempre procuram fazer conexões entre livros da lista”.

Para fixar o conteúdo, o candidato deve revisar suas fichas, ler análises sobre a obra e resumos preparados pelos cursinhos. Mas cuidado: resumos não podem ser a única fonte de estudo. “O que distingue o texto literário dos outros é que, resumido, ele perde o essencial”, diz Francisco Savioli, supervisor do Anglo. “O essencial não é só o que foi dito, mas o modo como foi dito.”

Se você ainda está achando complicado, confira estas seis dicas para se dar bem na hora de ler grandes obras literárias:

1- Analise as questões que já caíram em provas anteriores e o que ainda não foi abordado. “O importante é saber de que forma o assunto caiu, porque ele pode voltar a ser explorado de maneira diferente’’, diz Heric José Palos, professor do Etapa.

2- Pesquise o contexto sócio-histórico do livro. “A arte não é causa, é produto de uma época”, diz Heric Palos. Quando você se localiza no tempo/espaço, fica muito mais fácil de entender até mesmo a história em si.

3- Faça anotações sobre os elementos mais importantes do livro, como enredo e personagens. Crie um esquema que mostre o desenvolvimento do conflito principal. “Isso evita confusões, pois o aluno precisa ler um número grande de obras”, diz William Cereja, autor de livros didáticos. Resumos e análises, como os preparados por cursinhos, podem ser úteis na revisão do conteúdo. “Mas se apoiar só nesse tipo de material é limitador. Ele não substitui a leitura das obras”.

4- Busque semelhanças e diferenças entre as obras. Os vestibulares têm preferido fazer uma abordagem comparativa dos livros, em lugar de criar questões sobre enredos isolados. “Repare, por exemplo, em questões como a urbanidade em Memórias de um Sargento de Milícias e em O Cortiço, ou na própria linguagem que diferencia Vidas Secas e Capitães da Areia”, afirma William Cereja.

5- Leia análises críticas sobre o livro. Procure material escrito por especialistas, mas nada muito profundo, sugere William Cereja. “Esses estudos devem ser enxutos, para ajudar o aluno a penetrar em questões de destaque da obra”

6- Assista a filmes e peças adaptados dos livros. “Eles servem para discussão e comparação com a obra original. Mas deve-se tomar cuidado, porque não substituem a leitura dos livros”, diz William Cereja.

Facilitou? Organize-se, leia, treine, escreva… Quando você é obrigado a ler alguma coisa, nem sempre é tão divertido, mas é só saber fazer, que você vai achar tudo muito mais legal.

Anotou? Então já pode fazer o download das 10 apostilas gratuitas de Literatura e começar a estudar!

Após informar seus dados, você receberá em alguns minutos um e-mail com o link para download das apostilas.