Veja as principais diferenças entre as provas do Enem e Fuvest

Olá, pessoal!

Sabia que, com a adesão parcial da USP ao Enem, 13,5% do total das vagas da instituição não serão selecionadas pela Fuvest, mas sim pelo Sistema de Seleção Unificada, o Sisu? Isso quer dizer que, para os estudantes interessados em vagas de cursos que aderiram à nova seleção, haverá duas disputas no vestibular 2016, com provas distintas e, portanto preparação diferente.

Saiba aqui as principais diferenças entre as as provas do Enem e Fuvest e algumas dicas de estudos para cada uma delas feitas por coordenadores e diretores de cursinhos pré-vestibulares.

Concorrência

Para Lilio Alonso Paoliello Júnior, diretor pedagógico da Fundação PoliSaber, a mudança é positiva, mas a concorrência aumentará e os candidatos devem se preparar ainda mais. “Alunos de outros estados poderão concorrer com mais facilidade e, por isso, a concorrência será muito mais ampla. Os candidatos devem se preparar ainda mais”, afirma ele.

“Os conteúdos da Fuvest e Enem são os mesmos, mas a abordagem é diferente. O Enem aborda situações-problemas contextualizadas enquanto a Fuvest avalia o conteúdo. O Enem valoriza o aluno que tem boa leitura e escrita.”

Diferenças entre Enem e Fuvest

Veja como o diretor Paoliello descreve a diferença de abordagem das matérias pelas duas provas:

Segundo Paulo Moraes, coordenador-geral do Anglo Vestibulares nos últimos anos, o Enem passou a se aproximar da Fuvest: “Especialmente nos últimos dois anos, é uma prova que também mede muito conteúdo”, afirmou ele. Embora considere as provas similares, ele explica que o Enem exige maior interpretação de texto.

Veja o que ele falou sobre as diferenças:

De acordo com Rodrigo Fulgêncio Mauro, coordenador pedagógico da Turma de Medicina do Curso Poliedro São Paulo, cinco elementos distinguem as provas do Enem e da Fuvest: tempo de prova, redação e as provas de filosofia/sociologia, matemática e história da arte.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre as provas do Enem e Fuvest, já dá para se preparar melhor para cada uma delas e conseguir a tão sonhada vaga na universidade que deseja.

Boa sorte.

Até mais!

(Fonte: G1)