Concurso Banco do Brasil: veja todas as informações

Olá concurseiros!

Algumas informações sobre o concurso Banco do Brasil 2015.

O concurso, que vai formar cadastro reserva com 2.499 vagas de escriturário em 15 Estados do país, contabilizou, ao todo, 534.995 mil inscritos, chegando a cerca de 214 candidatos por vaga.

De acordo com a assessoria de imprensa do BB, esse número representa um aumento de 58% em relação ao último concurso para as mesmas regiões, realizado em 2012.

Divisão de inscritos

Jovens solteiros com até 25 anos de idade são 51% dos inscritos. Apesar de o concurso ser para nível médio de escolaridade, foi observado também que a grande maioria (66%) já está cursando ou concluiu o nível superior de escolaridade, inclusive com especialização, mestrado e doutorado. Além disso, 33% dos inscritos informaram possuir domínio de outro idioma e a maioria (61%) já está empregada.

A ascensão na carreira, a possibilidade de desenvolver novas competências, a remuneração e os benefícios que o Banco do Brasil oferece aos seus funcionários foram os principais fatores que motivaram a inscrição dos candidatos.

Data e local das provas

Os candidatos aguardam agora a convocação para a prova objetiva, que será aplicada no dia 15 de março, em horário e locais que serão divulgados, com pelo menos quatro dias de antecedência, na confirmação da inscrição.

O exame será realizado, concomitantemente, nas cidades de Rio Branco-AC, Cruzeiro do Sul-AC, Epitaciolândia-AC, Macapá-AP, Manaus-AM, Parintins-AM, Maracanaú-CE, Itapipoca-CE, Sobral-CE, Quixadá-CE, Russas-CE, Crateús-CE, Juazeiro do Norte-CE, Fortaleza-CE, São Luís-MA, Pinheiro-MA, Bacabal-MA, Imperatriz-MA, Balsas-MA, Presidente Dutra-MA, Caxias-MA, Chapadinha-MA, Cuiabá-MT, Cáceres-MT, Barra do Garças-MT, Rondonópolis-MT, Confresa-MT, Alta Floresta-MT, Tangará da Serra-MT, Juína-MT, Sinop-MT,João Pessoa-PB, Campina Grande-PB, Patos-PB, Sousa-PB, Curitiba-PR, Campo Largo-PR, Paranaguá-PR, Rio Negro-PR, Guarapuava-PR, Pato Branco-PR, Ponta Grossa-PR, Cascavel-PR, Foz do Iguaçu-PR, Campo Mourão-PR, Umuarama-PR, Maringá-PR, Paranavaí-PR, Londrina-PR, Jacarezinho-PE, Recife-PE, Jaboatão dos Guararapes-PE, Olinda-PE, Palmares-PE, Vitória de Santo Antão-PE, Timbaúba-PE, Caruaru-PE, Garanhuns-PE, Serra Talhada-PE, Petrolina-PE, Parnaíba-PI, Teresina-PI, Pocos-PI, Floriano-PI, Natal-RN, Mossoró-RN, Porto Velho-RO, Ji-Paraná-RO, Cocal-RO, Vilhena-RO, Boa Vista-RR, Rorainópolis-RR, Joinville-SC, Mafra-SC, Lages-SC, Caçador-SC, Joaçaba-SC, Chapecó-SC, São Miguel Do Oeste-SC, Rio do Sul-SC, Aracaju-SE, Estância-SE, Nossa Senhora da Glória-SE, Itabaiana-SE, Lagarto-SE e Capela-SE.

Como serão as provas

A prova do Concurso do Banco de Brasil será composta por 70 questões de múltipla escolha, sendo 25 de conhecimentos básicos e 45 de conhecimentos específicos. O bloco de conhecimentos básicos envolve as disciplinas de língua portuguesa (10), raciocínio lógico-matemático (10) e atualidades do mercado financeiro (5). Já a parte de conhecimentos específicos aborda cultura organizacional (5), técnicas de vendas (10), atendimento (10), domínio produtivo da informática (5), conhecimentos bancários (10) e língua inglesa (5).

Na redação, os candidatos deverão estruturar um texto em prosa do tipo argumentativo-dissertativo, onde serão avaliados os seguintes aspectos: adequação ao tema proposto; adequação ao tipo de texto solicitado; emprego apropriado de mecanismos de coesão (referenciação, sequenciação e demarcação das partes do texto); capacidade de selecionar, organizar e relacionar de forma coerente argumentos pertinentes ao tema proposto; pleno domínio da modalidade escrita da norma-padrão (adequação vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe de concordância, de regência e de colocação).

Para serem efetivamente nomeados, os aprovados nestas etapas passarão, ainda, por perícias médicas e procedimentos admissionais, de caráter eliminatório.

Os gabaritos da prova objetiva estão previstos para 15 de março de 2015. O resultado final da seleção deve sair em 4 de maio de 2015.

Mais detalhes sobre o concurso

Atribuições do cargo

Segundo o edital, são atribuições do escriturário do Banco do Brasil: “comercialização de produtos e serviços do BANCO DO BRASIL S.A., atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades do BANCO DO BRASIL S.A.”.

Benefícios

Como vantagens, o Banco do Brasil oferece possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional, participação nos lucros e resultados, vale-transporte, auxílio-creche, auxílio a filho com deficiência, plano odontológico, assistência médica e previdência privada.

Sobre o BB

O Banco do Brasil é uma instituição financeira brasileira, estatal, constituída na forma de sociedade de economia mista, com participação da União brasileira em 68,7% das ações. Juntamente com a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil é um dos cinco bancos estatais do governo brasileiro.

O Banco do Brasil possui 5.000 agências, estando presente na maioria dos municípios do país, com uma estrutura de mais 110 mil funcionários, além de 10 mil estagiários, 5 mil contratados temporários e 4,8 mil adolescentes trabalhadores.

Você pode baixar gratuitamente a apostila para estudar para o Concurso Banco do Brasil, cargo de escriturário.

Tudo anotado?

Boa sorte!