Entrevista: Maurício Salvador, fundador e coordenador da Ecommerce School

Entrevista: Maurício Salvador, fundador e coordenador da Ecommerce School

 

O Rede de Cursos conversou com Maurício Salvador, fundador e coordenador da Ecommerce School.  Maurício é autor do livro “Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso”. Mestre em Comunicação e Administração, MBA em Gestão e Estratégias em Negócios. Professor na Universidade Anhembi Morumbi , FIA/PROVAR/USP e Universidade da Califórnia – Berkeley. Atualmente, é CEO da startup iHouse eCommerce Agency.

No bate-papo, Maurício falou sobre o mercado de e-commerce, os pré-requisitos para quem pretende ingressar na área e conta como surgiu a ideia de criar a Ecommerce School.

 

Rede de Cursos – O E-commerce vem mantendo altas taxas de crescimento ao longo dos últimos anos e a demanda por profissionais qualificados é intensa. Quais são os pré-requisitos fundamentais para quem deseja ingressar na área e qual é o tipo de profissional que o mercado mais precisa?

Maurício Salvador – Sempre digo que o único pré-requisito pra alguém ingressar no e-commerce é gostar muito de Internet. Ao longo do caminho esse profissional pode ir desenvolvendo várias habilidades e adquirindo conhecimentos específicos, mas gostar do canal é o primeiro passo para o sucesso. Quanto às necessidades do mercado, fizemos uma pesquisa recentemente em parceria com a e-bit, onde entrevistamos vários profissionais de e-commerce para avaliarmos as habilidades necessárias. Quando perguntamos sobre a importância das atividades para um gerente de ecommerce as respostas mostraram que atendimento ao cliente, Marketing digital, mídia online, usabilidade de sites, logística, expedição, métricas e controle de estoques, foram os mais considerados.

 

Rede de Cursos – A Ecommerce School é a primeira escola brasileira com foco em comércio eletrônico. Como surgiu a idéia de montar a escola?

Maurício Salvador – A idéia surgiu em 2006 quando eu fazia palestras por várias capitais do Brasil, através do Ciclo MPE promovido pela Câmara-e.net. Na ocasião percebi a dificuldade que as pessoas tinham em buscar informações centralizadas sobre como abrir uma loja virtual. Também comecei a reparar que mesmo dentro de empresas já atuantes no e-commerce, havia uma grande necessidade de atualização, pois esse é um mercado em constante evolução. Aproveitei a oportunidade de juntar minha experiência em e-commerce com minha carreira acadêmica. Comecei dando aulas apenas aos sábados, como atividade secundária, mas aí a coisa foi tomando proporção e decidi me dedicar inteiramente à escola. Atualmente temos mais de 50 professores no quadro docente e formaremos mais de três mil alunos esse ano.

 

Rede de Cursos – O mundo do Marketing Digital fez surgir uma série de profissões e cargos que não existiam até alguns anos. O reflexo pode ser visto na quantidade de cursos oferecidos pela Ecommerce School atualmente. Quais são os cursos de maior procura na escola?

Maurício Salvador – Esse ano fechará com 20 cursos diferentes, sendo que alguns deles podem ser feitos de qualquer lugar do Brasil. Em 2012 nossa meta é fechar com 40 cursos diferentes. Conforme o mercado amadurece, precisamos criar cursos mais específicos. Procuramos também trazer assuntos inovadores com opiniões e conteúdo isentos. Os cursos de Gerentes de Ecommerce, Gerentes de Mídias Sociais, Marketing em Redes Sociais e Ecommerce para Pequenas Empresas são os mais procurados.

 

Rede de Cursos – Qual é a dinâmica dos cursos à distância da Ecommerce School?

Temos duas formas de ensino à distância. Numa o aluno assiste à aula ao vivo pela Internet e pode participar com perguntas para o professor. A outra forma, o aluno recebe um login e senha para acessar nosso ambiente de e-learning e estudar na hora que quiser o material disponível.

 

Rede de Cursos – A Ecommerce School promove a Semana Ecommerce, evento que acontece esporadicamente em São Paulo. Como tem sido a experiência dos eventos e qual a expectativa para os próximos?

Maurício Salvador – A Semana Ecommerce acontece a cada dois meses. O evento tem sido um sucesso. No último tivemos mais de 480 participantes, entre presenciais e online. Trazemos sempre assuntos práticos, baseados em novas tendências e nas dificuldades que o mercado vem tendo. Também organizamos esse ano a primeira edição do Digitailing. Trouxemos palestrantes internacionais e vários CEOs de empresas. Foi sucesso absoluto, mais de 450 participantes num evento de altíssima qualidade. Subimos o nível dos eventos de e-commerce no Brasil. Ano que vem tem mais.